Não nos libertamos de um hábito atirando-o da janela.
É preciso fazê-lo descer a escada, degrau a degrau...

sábado, 30 de janeiro de 2010

Ser Voluntária


Nem sei como descrever o meu dia de ontem.
Proveitoso, frutífero, útil, perfeito?!

Não chega. Por mais que procure não consigo encontrar uma única palavra que descreva a minha experiência de ontem.

Quem havia de dizer que eu gostava de Aves?!

Fui ao RIAS - Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Ria Formosa - onde me inscrevi como voluntária. Sim, porque uma vez que vou trabalhar em part-time, vou complementar o meu dia com actividades que, ao mesmo tempo que me fazem sentir útil, contribuem para o bem estar de outrém, neste caso dos animaizitos =D.

Assim que cheguei, a bióloga responsável (uma das pessoas mais simpáticas que conheci ultimamente) disse-me que tinha havido uma pequena alteração nos planos. E que alteração foi essa???
Como tinham o Senso das Aves para fazer, fomos dar um passeiozito de barco até à Ilha Deserta. Para além da vista linda que a Ria Formosa tem e que eu simplesmente desconhecia. ainda aprendi algumas coisas sobre gaivotas e outras aves que habitam aquela zona.
Findo o passeio, almoçarada =D. Ri como há muito tempo não ria! E uma vez mais, senti-me a pessoa mais feliz do Mundo =D.
Depois do cafezinho na esplanada, enquanto falávamos de assaltos e contávamos anedotas secas que nos faziam vir lágrimas aos olhos, lá fomos para as intalações do RIAS.
Ontem, aprendi todos os procedimentos diários, todas as rotinas daquela actividade.
É sem dúvida um trabalho gratificante, que todos os colaboradores desempenham com eficiência e vontade. Como o meu namorado diz, tamém lá eles são pagos para levar uma vida normal. Fazem aquilo que gostam, com dedicação e sem pressões e stresses, e ao fim do dia saem de lá com a sensaão de realização que, até agora, eu ainda não consegui alcançar.

E então decidi: Fazer o meu trabalho na minha empresa com profissionalismo e dedicação, porque é ele que me vai pagar as contas. E nas horas livres, dedicar-me àquilo que realmente gosto. Vou esforçar-me por aprender o máximo possível e dar o meu melhor para, mesmo como voluntária, me tornar experiente e eficiente na Recuperação de Animais. E quem sabe mais tarde, posso, eu própria, vir a trabalhar naquela área =D.

Ah, e descobri qual o animal de estimação perfeito para mim!! Um Ouriço!! São lindos, fofos, tudooo!! E a Dormirem, enroscam-se tal como um caozinho ou um gatinho. Mas como nada é perfeito, são animais selvagens e, como tal, é proíbido mantê-los em cativeiro.

Sem comentários: