Não nos libertamos de um hábito atirando-o da janela.
É preciso fazê-lo descer a escada, degrau a degrau...

domingo, 18 de outubro de 2009

Desvaneios de dias de folga


Todos nós sonhamos!
E quando somos crianças, todos nós imaginamos como será a nossa vida daí a 10 anos.
Idealizamos o emprego de sonho, a casa de sonho, o carro de sonho, a familia de sonho.
E anos depois, se os caminhos e opções que tomámos não nos levaram à concretização desses nossos desejos, começa a surgir o sentimento de fracasso, de perda, de desilusão.

Também na minha vida, passaram esses 10 anos. Não tenho, de longe, o emprego que sonhei. Não moro na casa de sonho e muito menos no sitio onde sempre quis morar. A minha familia mais chegada diminuiu. Tenho o carro que posso ter e não o que queria ter. Perdi alguns melhores amigos.
A minha vida está longe de ser aquilo que sonhei.

Segui o rumo dito normal da vida. Estudei, esforcei-me para tirar boas notas e critiquei ferozmente os meus amigos que iam desistindo de estudar. Fui para a Universidade e gabei-me de, ao contrário deles, alcançar a minha independência e sair de casa dos pais.
Na minha opinião, era assim que iria alcançar essa vida de sonho.

Hoje vejo que talvez o meu mal tenha sido esse. Sonhar de mais. Fazer tudo direitenho. Seguir os parâmetros que a sociedade estabelece como normais.
Olho para os amigos que outrora critiquei e vejo-os melhor que eu. Fizeram a vida à maneira deles. Não seguiram normas. Não planearam nem o hoje nem o amanha. E por isso mesmo, para eles a vida não podia ter sido mais normal.

Dez anos depois, talvez não tenham a vida com que sempre sonharam.
Mas por nunca terem exigido demais, a vida nunca lhes pareceu mais perfeita.
Digo isto porque o sinto. Porque o vejo nos seus olhos quando estou à sua beira.
Contudo, ainda tenho muitas dezenas de anos pela frente, para alcançar aquilo que até hoje ainda não consegui encontrar.
E todos os dias, a vida nos dá uma nova oportunidade de recomeçar do zero.
O importante é mesmo nunca deixar de sonhar!!

Sem comentários: